Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

É tempo de colheita - Grumixama

Mês de outubro e novembro, primavera a todo vapor, e aqui no meu microfúndio urbano é tempo de muito trabalho e colheita farta.

Mês passado colhemos uma boa safra de grumixama (Eugenia brasiliensis), ou grumixaba, fruta genuinamente brasileira, natural da mata atlântica, parente próxima da pitanga, que esta mais para jabuticaba (uma prima distante). Fruta com sabor doce e uma leve acidez, os frutos da minha árvore são pretos (mais doces), mas existe variedade amarela (menos doces).

Seu cultivo é bem simples, basta manter a umidade nos primeiros meses após o plantio e depois é só manuntenção com bastante adubação organica.

Minha arvore foi plantada, via semente, a uns 4 anos e começou a produzir no ano passado. Esse ano a produção foi boa, colhi uns 6 litros de fruta madura, alem dos frutos comidos pelos pássaros e marimbondos.
Colheira de um dia


Mas... tive uma surpresinha em uma tarde em que fui colher algumas grumixamas maduras: as vespas resolveram fazer um ninho, bem escondido no meio da árvore, o que me rendeu algumas ferroadas. Sorte que são vespas bem pequenas e suas ferroadas lembram mais beliscões e não doem tanto.
Olha quanta vespa!!!

Infelizmente, nós aqui de casa devoramos todos os frutos in natura, não sobrando nenhuma para fazer geléia ou sorvete. No ano que vem, quem sabe, se a gula não for maior...

37 comentários:

donthiago disse...

Deu vontade de plantar. Moro em Pernambuco, tem como enviar umas sementes pra mim? Parabéns pelos blogs, posts mto interessantes.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Don Thiago,

Rapaz até te arrumo, mas em outubro/novembro deste ano, pois as sementes de grumixama são recalcitrantes, ou seja, não resitem a secagem e perdem seu poder germinativo rapidamente.

Como não tenho mais nenhuma fruta no pé, te deixo incumbido de entrar em contato comigo no fim deste ano para me lembrar de te enviar as sementes, ok!?

Inté!

donthiago disse...

Opa massa, vou jogar na minha agenda o compromisso. Grato desde já.

Kenodera disse...

Oii!!!
Comprei uma chácara e o antigo proprietário me informou que tinha um pé de grumixama no quintal, mas na época nem liguei, tinha tanta coisa pra organizar, que cuidar de plantas não estava nos meus planos naquele momento. Mas agora, com tudo mais calmo, queria descobrir onde está a bendita da grumixama e como cuidar dela. Procurei na internet e não encontrei nenhuma árcore similar as que tenho aqui em casa, então li sobre a grumixama anã e pelo que vi nas fotos, parece que tenho algo parecido num cantinho do quintal. Vc poderia me passar seu email e eu te mandar uma foto pra vc tirar minha dúvida?

Desde já agradeço!!!

Neco Torquato Villela disse...

Olá Ronaldo,

Tentei mandar um email para vc pela sua conta hotmail mais ele retornou.

Se quiser, pode mandar um email para necotorquato at gmail dot com

Inté!

Natália Serrano disse...

na casa do meu namorado tem um pé de grumixama e um de pitanga, mas as frutas estão sempre bichadas. Oque posso fazer pra controlar esse tipo de praga?

Neco Torquato Villela disse...

Olá Natália, com certeza é a tal da mosca da fruta, uma praga que adora fura as frutas e comer sua poupa.
Vc tem algumas opções para combatê-la de forma natural:
- A Embrapa comercializa umas vespinhas q fazem o controle biológico. Só não sei se eles vendem em pequena quantidade, o q seria o ideal;
- Vc pode fazer umas armadilhas com garrafas pet pendurar nas árvores infestadas. Procure no google por "armadilha mosca fruta pet" q vc encontra um monte de modelos;
- Retirando os frutos que caem ao redor da árvore, assim vc impede o nascimento de novas moscas.

Boa sorte e inté!

Unknown disse...

Bem , nao sei postar nada, e vou tentar de novo... Neco decobri que tenho uma arvore de grumixama num canteiro de um micro quitnal que tenho no meu ap. O canteiro tem 20cm da largura e 1,5m de profundidade.A coitada da arvore esta imprenssada e quase ja matei ela!!! Hoje descobri 6 frutinhas, 4 maduras e 2 verdes ainda. Ddescobri que era um pe de grumixama.Queria saber o que posso fazer para cuidar dela melhor e talvez obter mais frutos e tb queria saber como devo plantar as sementes que consegui. Sera que d'a para fazer um bonsai de pe de grumixama?
Obrigada pela ajuda, Ana Giannini, RJ

Neco Torquato Villela disse...

Olá Ana Lucia,

A princípio, penso q vc pode muda-la para um vaso só para ela, com uma terra bem adubada e usar alguma forma de adubação foliar também. Depois é só aguardar os novos frutos!

Inté!

Carlos da Terra disse...

Nasceu, sozinho, um pé de grumixama no meu quintal. Eu não conhecia a planta e levei uma frutinha com folhas para o Agrônomo identificar. Tentei plantar várias sementes mas nenhuma vingou até hoje. Plantei um galhinho e ele está seco, mas está firme no chão, dando a impressão que "pegou". A grumixama pega de galho?

Neco Torquato Villela disse...

Olá Carlos,

As sementes da grumixama são recalcitrantes, perdem o poder germinativo rapidamente e são, realmente, difíceis de brotar.

A grumixama pega sim por estaquia. O aconselhável e retirar um galho da grossura de um lápis, antes da planta começar a florir, ou bem no início. Corte a base do galho em bizel, molhe essa ponta em um hormônio enraizador ou uma fórmula caseira (http://mungoverde.blogspot.com.br/2007/01/controle-alternativo-da-tiririca.html), deixe apenas as duas folhas da ponta superior da estaca, removendo as demais. Coloque um substrato que mantenha bem a umidade, tipo casca de arroz carbonizada (CAC) ou casca de coco e mantenha nesse substrato, sempre úmido, por 120 dias. Assim vc tem mais possibilidades de sucesso no pegamento.

Boa sorte!

Carlos da Terra disse...

Muito obrigado, Neco!
Vou fazer tudo direitinho.
abraços

Unknown disse...

Temos uma fábrica de frutas cristalizadas e gostaria de saber se você sabe quem vende as cerejas brasileiras em grande produção.

Neco Torquato Villela disse...

Júlia,

Entre em contato com a CATI de São Bento do Sapucaí, ou com a Epamig de Maria da Fé. Certamente eles te ajudarão com essa demanda.

Inté!

Unknown disse...

Fala, irmão!
Excelentes informações.
Eu gostaria de saber se haveria a possibilidade de me doar umas sementes.
Abraço e fique com Deus!

Neco Torquato Villela disse...

Walace, a árvore está cheia de flores. Creio que a carga de frutas será ótima esse ano.

Me passe seu email para que eu possa te avisar quando tiver as sementes.

Inté

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom dia, meu irmão.
Tudo certo?
Muito bom ter árvores frutíferas perto de casa. Moro numa cidade com muito concreto, por isso tento dar uma amenizada com algumas plantas aqui na minha casa.
Agradeço muito por responder e se dispor a me enviar as sementes.
Me diga como eu posso pagar o envio para não prejudicar você.
Mandei meu endereço de email para o seu email..
Uma boa semana e fique com Deus.

Walace Faria

Unknown disse...

Boa noite pessoal.
Aqui em casa tenho um pé de grumixama, ele floresce todos os anos, a árvore fica um verdadeiro buquet, linda......porém os frutos caem juntamente com o pedúnculo, vingam pouquíssimos frutos. A árvore cresce cada dia mais, existe um quantidade enorme de brotos. O que pode causar a perda dos frutos......
Dante Moraes

Unknown disse...

Boa noite pessoal.
Aqui em casa tenho um pé de grumixama, ele floresce todos os anos, a árvore fica um verdadeiro buquet, linda......porém os frutos caem juntamente com o pedúnculo, vingam pouquíssimos frutos. A árvore cresce cada dia mais, existe um quantidade enorme de brotos. O que pode causar a perda dos frutos......
Dante Moraes

Neco Torquato Villela disse...

Olá Dante,

Podem ser 3 coisas:
- Falta de nutrientes;
- Fatores climáticos, como pouca ou muita chuva;
- Alguma doença ou praga que está atacando o pé.

Eu adubo meu pé de grumixama duas vezes por ano. Logo após a colheita, faço uma adubação de cobertura e foliar. Já no início do inverno, adubo novamente, somente de cobertura.

No início da primavera, quando o tempo está quente, como agora, rego o pé, moderadamente, de 5 em 5 dias, após a floração. Quando o tempo não está muito quente, rego de 10 em 10 dias.

Verifico sempre, também, a existência de alguma praga ou doença que possa atacar o pé de grumixama. Apesar de nunca ter encontrado nada, fico sempre de olho.

Boa sorte e inté!

Unknown disse...

Quantos anos leva para produzir em vaso?

Neco Torquato Villela disse...

Ana,

Minha grumixama está no chão. Plantei a partir de uma semente e ela demorou 3 anos para produzir. Penso que em vaso, bem adubada, ela deve produzir no mesmo tempo.

Boa sorte!

rafael disse...

Olá amigão! Post antigo mas sempre vivo! Essa grumixama é mesmo uma fruta do céu, aqui na frente de casa tem um pé de araçá amarelo, isso faz uns 3 anos, ele está produzindo agora, alguma boa alma plantou, e hoje, justo hj estava ali catando uns araçás, e percebi que a árvore ao lado dela -que eu nunca havia percebido-, estava lotada de frutinhos pretos engraçados, resolvi provar um pra ver se era comestível (pq na nossa infância sempre ensinam que tudo que não está no mercado é veneno hhahahaha), e pimba, gostei tanto dessa fruta que me apaixonei imediatamente por ela. Já recolhi umas sementes, espero germinar pra poder fazer enxerto da própria planta mãe, e amanhã mesmo irei fazer umas 3 alporquias nela, pra retirar pelo menos uma muda adulta ja produzindo, assim não preciso aguardar tanto tempo. Ah, nesse meio tempo descobri que a variedade dela é a grumixama anã(eugenia itaguaiensis), ela é bem mais preta que a comum (eugenia brasiliensis) e é extremamente doce, até postei no instagram, na legenda botei que parece até ter sido adoçada, é incrível o poder de doçura que essa frutinha tem, as maiores me pareceram mais doces que as menores. Quem gosta de jabuticaba precisa provar essa fruta, nunca mais vai querer saber de jabuticaba! HHahaha, minha família inteira adorou a fruta, e olha que aqui em casa eu que sou mais de experimentar frutas que eles!
Grande abraço meu nobre!

Neco Torquato Villela disse...

Olá Rafael,

Que bênção ter uma árvore destas em frente de casa!!! Também tenho um pé de araça amarelo aqui em casa. Prefiro este a goiaba, sem dúvida nenhuma!

Abraço e boa sorte com seus enxertos e alporquias

Unknown disse...

Ola Neco
Em 2015 fiz uma viagem a UFSM e lá encontrei um monte de árvores pequenas com umas frutinhas deliciosas e com um gosto que confundia a pitanga, amora e jabuticaba. Fiquei tao apaixonada que voltei para o Rio com um monte de sementes. Plantei todas e uma insistiu em ficar, ela tá aqui bonitinha e pequenina no vaso, mas ainda não deu frutos. As pessoas me perguntavam e eu não sabia o que responder, dizia q era uma prima da pitanga da amora e da jabuticaba rsrsrs. Hoje finalmente descobri seu nome e agora vou pesquisar mais sobre ela.
Foi muito legal ler sobre ela por aqui!Li algumas dicas que vc deu, incluindo nos comentários, e vou botar em prática.
Inté
Grata!

Neco Torquato Villela disse...

Olá Jaqueline,
Fico muito feliz em saber que este meu post te ajudou, de algum modo! Meu prazer em escrever reside justamente nisto!
Boa sorte com suas frutíferas, especialmente com a grumixama! (rsrs)
Inté

Unknown disse...

Boa tarde tenho uma grumixama já faz 3 anos e não colocou frutos porque?
Ela tem 1,5 de tamanho, só tenho uma porque não dar frutos?
O meu email: pedroandrade-filho@hotmail.com

Unknown disse...

Comprei hoje 2 mudas de Grumixama preta com 2 anos...Li em muitos outros Blog's ela precisa de polinização cruzada, ou seja tem que ter 2 arvores para que hajam frutos. Tenho duvidas quanto a adubação correta. Vou cultivar no vaso de 60L. Coloquei farinha de osso que estimula a florificação...vamos ver como desenvolve.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Wendell,

Só tenho um pé de grumixama em casa, e ele produz MUITO! Creio que a informação de polinização cruzada não esteja correto. Mas, em todo caso, vc terá dois pés produzindo aí no seu quintal. Maravilha!

Eu adubo minha grumixama de acordo com o meu artigo http://goo.gl/8o1po5 e com o vídeo: https://youtu.be/HP1Fa0Ex2vY

Boa sorte!

Tatiana disse...

Jaqueline Tasma, me doa uma muda essa é a fruta da minha infância. Se puder entrar em contato agradeço, tatianacrisribe2@gmail.com

Unknown disse...

Boa tarde. Minha irmã tem um pé de grumixama na casa dela. De uns meses para cá, apareceram umas bolinhas escuras que soltam um líquido viscoso. Gostaria de saber se é normal ou trata-se de algo que merece cuidados. Não consegui mandar as fotos (existe essa possibilidade?). Respostas podem ser enviadas por aqui ou via email (joaolambert@gmail.com) Muito obrigado!

Neco Torquato Villela disse...

Olá João,

Me diz aí, estas bolinhas escuras estão nas folhas? caule? ou nos frutos? Tem muitos, ou só em uma região da planta? O liquido viscoso é esbranquiçado ou escuro?

Até!

Anônimo disse...

Comprei uma muda de Grumixama grande ja, ela começou a flori agora em janeiro bem fora de época! Vamos ver se vai segura alguma frutinha, nunca vi essa frutinha comprei pois falaram que era nativa da mata atlântica e eu amo as frutinhas do nosso Brasil! Tenho uma de Cereja-Do-Rio-Grande também mas não produziu ainda e Gabiroba tá florindo também tinha dado algumas frutinhas agora vai dar mais! Amei a postagem!

Neco Torquato Villela disse...

Olá Gabriel,

Realmente é bem fora de época essa florada da grumixama. Boa sorte com a frutificação dela!
Também tenho gabiroba (que ainda não floriu) e dois pés de cereja-do-rio-grande que deram flores este anos, depois de 5 anos que plantei.

Boa sorte, mais uma vez!

Leo disse...

Bom dia, a minha está cheia de flores e pensei que seria polinização cruzada, mas achei esse artigo aqui que me deixou mais tranquilo: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042006000400002

Leo disse...

Falando que as flores são hermafroditas (a familia Myrtaceae inteira é assim pelo jeito)

Postar um comentário