Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Hibisco - Cultivo, Colheita e processamento

Como plantar, colher e preparar os cálices do Hibiscus sabdariffa para consumo

Para adquirir sementes, acesse nossa loja: https://mungo-verde.lojaintegrada.com.br/

Existem mais de 250 variedades de Hibiscus pelo mundo a fora. Alguns meramente ornamentais, outros podem ser usados para fins medicinais e alimentícios. 

Hoje, vamos falar um pouco sobre a variedade com o nome científico de Hibiscus sabdariffa, conhecido popularmente como vinagreira, caruru-azedo, azedinha, rosela ou flor da Jamaica, ou ainda, simplesmente, hibisco.

Hibisco da variedade Hibiscus sabdariffa

Variedade muito pesquisada no mundo todo, devido a suas propriedades medicinais (contidas, principalmente, no cálice floral, sementes e raízes), e com várias utilidades culinárias.

Cultivo
O hibisco é uma planta anual (regiões temperadas), ou bianual (em regiões quentes), que se propaga através de sementes. Para a produção de cálices, a semeadura deve ser feita em meados de outubro, pois a planta precisa de, pelo menos, 13 horas de luz diária (fotoperíodismo), em seu período vegetativo, para ter uma produção satisfatória de flores. 


A planta gosta de solo com bom teor de matéria orgânica, bem drenado. Como nossa intenção é a produção de cálices, não é desejável um solo rico em nitrogênio, pois este encoraja o crescimento vegetativo e reduz a produção de flores. O uso de preparados de confrei (calda fermentada, como cobertura de solo, etc) é uma boa pedida, já que o potássio, contido nesses preparados, é elemento importante na formação das flores.

A semeadura pode ser feito em bandejas, potes ou saquinhos, colocando-se até 2 sementes por célula, removendo a mais fraca, quando a mesma atingir 5 cm. Transplantar até duas mudas por berço, quando estas alcançarem de 7 a 10 cm.

Pode-se também semear direto no solo, colocando de 4 a 6 sementes por berço, fazer o desbaste das mudas, deixando até duas por berço, quando esta atingir 5 cm. O espaçamento recomendado é de 90 cm até 1,5 mt entre plantas, em linha, e de 1,5 mt até 3 mts entre as linhas.

As sementes de hibisco tem a casca dura, o que acaba dificultando a entrada de umidade na mesma, inibindo assim sua germinação. Para facilitar a entrada de umidade na semente, utilizamos o processo de escarificação manual a seguir: lixar uma das pontas arredondadas a semente, até remover uma pequena parte do revestimento preto da mesma, tomando cuidado para não ferir o embrião.
Onde lixar a semente de hibisco?




As sementes escarificadas começam a brotar de 10 a 15 dias, após o plantio. Se não escarificadas, o processo pode iniciar aos 30 ou mais dias.

Colheita e Processamento
A floração do hibisco inicia-se quando os dias começam a ficar mais curtos, dependendo assim da latitude do local do plantio. O meu cultivo, na latitude 22 S, a floração inicia-se em fins de janeiro e os cálices estão prontos para colheita em fins de fevereiro.

O ponto de colheita é quando os cálices atingirem de 4 a 6 cm de comprimento, com textura tenra e suas hastes firmes. 

Quanto mais os cálices maduros são colhidos, mais longa será a vida da planta e, consequentemente, maior a produção anual de cálices. Quando os cálices não são colhidos (deixados no pé, até os mesmos amadurecerem e espalharem suas sementes pelo chão), a produção de flores da planta diminui, ou para, e a mesma perde sua vitalidade, diminuindo sua vida útil.

Colheita feita!
A colheita dos cálices pode ser feita de 15 em 15 dias, ou de 20 em 20 dias.

A planta interrompe a floração quando a temperatura atinge 15ºC. Se a temperatura permanecer abaixo de 10ºC, por mais de 4 dias, a planta pode morrer. Na minha região, a planta para de produzir por volta de junho/julho e logo morre. Em regiões mais quentes, a floração pode perdurar por, até, 6 meses após seu início.

Furador de coco facilita a remoção da cápsula de sementes de dentro do cálice.

O processamento dos cálices deve ser feito logo após a colheita, do contrário, os cálices podem mofar. Este processamento visa remover, de dentro dos cálices, a cápsula de sementes. A remoção é feita com a ajuda de um furador de coco, ou de um cano de antena, ou mesmo uma faca. As cápsulas são postas para secar ao sol, a fim de facilitar a remoção das sementes.

Cápsulas de sementes secando ao sol.


Os cálices devem ser deixados de molho, em água com água sanitária, por 15 minutos, antes de serem usados para fins medicinais ou culinários. Caso não for usar os cálices imediatamente, os mesmos devem ser secos, a sombra, por um período de 7 a 10 dias. Assim os mesmos podem ser armazenados por um período mais longos.

Mais detalhes sobre a colheita e processamento no vídeo abaixo:

25 comentários:

Unknown disse...

quero saber como plantar sementes de hibico flör e qal o tempo de germinação
e se e necessario lichar as sementes

Neco Torquato Villela disse...

Olá Jarede,

Nunca cultivei hibisco de flor, mas... como são das mesmas espécie, creio que a germinação seja do mesmo jeito.

Boa sorte!

Maria Eunice Moretti disse...

Parabéns!
Muito bem explicado!

Neco Torquato Villela disse...

Grato Maria Eunice! Até

Unknown disse...

Gostei da explanação! Sou Zootecnista mas trabalho também com ornamentais. Ontem vi a planta no jardim de uma cliente, com lindas flores... ela nem sabia o que era. Desconfiei que era esse 'hibisco de chá', pois conheço bem o outro. Trouxe umas sementes e pesquisei, encontrando essa sua matéria que me foi útil. Vou compartilhar com ela.

Unknown disse...

Jarede, para a multiplicação do hibisco ornamental (Hibiscus rosa-synensis), sugiro que você faça através de estacas. É muito mais rápido, e você terá um 'clone' da planta que escolher (existem várias cores e formatos de flor). É só cortar estacas de uns 30cm e enterrar uns 5cm em solo bom e manter úmido.

Unknown disse...

Oi Neco, comprei as sementes de hibiscus e vou semear agora. Mas um amigo meu ofereceu mudas feitas a partir das estacas do hibiscus sabdariffa que ele tem a planta estabelecida ..você acha que funciona tb pra esta espécie pra quem quer produzir os cálices para chá? Obrigada

Neco Torquato Villela disse...

Olá Zilda,

Estacas são uma boa poção, principalmente se vc reside em regiões mais quentes.
O hibisco sabdariffa é um planta anual e, dependendo da região do pais, como no norte/nordeste, por exemplo, pode ser bianual. Sempre morre no inverno, principalmente da região sudeste/sul do pais.

Boa sorte!

Angelo Cedraz disse...

Ola Neco Torquanto, parabens pela iniciativa. Vc poderia me dizer qual o nome dessa sacola de tela, ou tule que vc usa na secagem? e onde vende? um abs!!

Neco Torquato Villela disse...

Olá Angelo,

Grato pela força!
O secador vc encontra no Aliexpress ou no eBay. Procure por “secador de ervas”, ou "herbs dryer" q irão aparecer viários modelos. Não me lembro qual dos dois eu comprei. Demorou uns 3 meses para chegar, mas chegou.

Boa sorte!

Angelo Cedraz disse...

Obrigado Torquato pela resposta. Nós produzimos aqui em Salvador e vamos vender desidratado. Vc saberia qual a embalagem mais adequada? obrigado mais uma vez.

Neco Torquato Villela disse...

Angelo,

Depois do cálice seco/desidratado, você pode embalá-los em sacos plásticos transparentes, sem problema algum.

Guardo os meus em um pote com tampa simples, sem vedação, e eles duram por mais de 6 meses!

Abraços e boa sorte nas vendas!

Unknown disse...

Comprei um pé de hibisco, ele tem cerca de 30cm. Ainda dá flores pequenas e que logo ficam brancas. Com qual tamanho da planta ela com começa a produzir flores que podem ser colhidas? Será que existe algum tipo de deficiência, como a solar ou potássio?

Bjs

Neco Torquato Villela disse...

Olá Daiany,

Se for o hibisco da variedade sabdariffa, sobre o qual eu falo neste artigo, ele começa a dar flores lá para meados de fevereiro, aqui na minha região (sudeste). As flores desta variedade são amareladas, e não brancas como vc comentou.
Penso que este hibisco que vc comprou não é o mesmo que eu falo no artigo. Se não for esta variedade, ou o hibiscus acetosella, que podem ter flores roxas ou verdes, prefira não consumir.

Boa sorte!

Céres Felski disse...

Bom dia! Ganhei a muda, e estava procurando algo que me dissesse a hora da colheita. Devo colher então antes da flor abrir? só para confirmar... quero usar para fazer geléia! Muito obrigada!

Neco Torquato Villela disse...

Olá amigo,

A flor irá abrir e, depois de um certo tempo, ela cai (somente a flor, o cálice fica na planta). É o cálice que vc irá colher, quando ele atingirem de 4 a 6 cm de comprimento, com textura tenra e suas hastes firmes.

Dê uma olhada no vídeo. Lá mostra os cálices no ponto de colheita.

Boa sorte!

Unknown disse...

Olá, bom dia. Comprei de uma japonesa os cálices, ela me ensinou a secar do jeitinho que vc falou. Agora gostaria de saber o período melhor para fazer o plantio. Aqui em Marília, SP está começando a esfriar. Devo esperar o verão? Obrigada. Ah adorei a matéria e já compartilhei na família😉

Neco Torquato Villela disse...

Olá,

O melhor período para plantio é no fim de setembro, até meados de outubro. Assim a planta terá as condições ideais para seu desenvolvimento.

Grato pela força e boa sorte no seu cultivo!

Abraço

Teresa Cristina disse...

Eu fui na tentativa e erro e funcionou quando coloquei terra em uma forma plástica, daquelas que as padarias colocam bolos. Furei o prato. Coloquei terra, distribui as sementes por cima e cobri com uma camada fina de terra. Borrifei água e fechei com a tampa transparente desta forma. Deixei num lugar que pega sol. Em 48 horas, estavam germinando e em 4 dias eu as coloquei em potinhos ,separando quatro plantinhas por pote. Em 20 dias, coloquei no local definitivo. Isto foi em fevereiro. Agora, em junho, já tomei muito chá de hibisco 😀🌺😀🌺

Neco Torquato Villela disse...

Olá Teresa,

Grato pela dica de cultivo!

Abraço

Unknown disse...

Ganhei umas sementes e plantei.nasceram 5 pes de hebisco...amanhã vou medir os calices e ver se jà dá para colher ! Obrigada!

Neco Torquato Villela disse...

Boa sorte amigo!

DEIA disse...

oi estou em dúvida devo colher antes ou depois de florescer
deixo a flor abrir e colho depois ou devo colher antes

Unknown disse...

Bom dia, gostei do video sobre o hibisco,como faço pra adquirir sementes ? Moro no Centro Oeste e quero plantar pra consumo próprio. Obrigado.

Neco Torquato Villela disse...

Deia, vc deve colher depois que as flores caírem e os cálices estiverem com comprimento entre 4 a 6 cm de comprimento, com textura tenra e suas hastes firmes

Postar um comentário